UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos - CAL
Labcal 2021 - Todos os direitos reservados
Rod. Admar Gonzaga, 1346 | Itacorubi , Florianópolis-SC | CEP: 88034-001
Fones: (48) 3721-5391 / (48) 3334-2047 / (48) 98831-5715
Horário de Funcionamento: 08:00 até 12:00 | 13:00 até 17:00

Laboratórios - Áreas de conhecimento e atuação
(Clique nos títulos para obter mais detalhes)

> Análise Sensorial
O Núcleo de Análise Sensorial (NAS) realiza ensaio sensorial de água, bebidas, alimentos de origem animal e vegetal e produtos correlatos, além de análise instrumental de cor e textura, rotulagem nutricional e treinamento de julgadores para diferentes segmentos na indústria alimentícia. A análise sensorial, instrumento de medida científica compreende a medição, interpretação e o entendimento das respostas humanas para as propriedades de um produto, percebidas através dos sentidos da visão, olfação, paladar, tato e audição, não existindo nenhum instrumento capaz de substituir a sua resposta.

> Ciência e Tecnologia de Cereais
O Núcleo de Cereais (CERES) realiza ensaio em fibra alimentar total, solúvel e insolúvel em alimentos de origem vegetal, animal e produtos correlatos. É efetuado também o ensaio para identificação e quantificação de traços de glúten em alimentos para portadores da doença celíaca. Além disso, são realizados ensaios de de b-glucanas em cereais e derivados e, ensaios de frutoligossacarídeos, amido resistente e grau de gelatinização do amido. Além disso, os pesquisadores do CERES promovem cursos e treinamentos buscando a capacitação de pessoal técnico de empresas do setor.

> Físico-Química
O Núcleo de físico-química (NUFIQ) realiza ensaios qualitativos e quantitativos na área de alimentos de origem animal e vegetal, matéria-prima, ingredientes e aditivos, águas e bebidas, prestando serviço para órgãos oficiais e no controle de qualidade de grandes e pequenas empresas do ramo alimentício. O laboratório conta com uma estrutura física de 175 m², dividida em 14 salas com acomodações adequadas para o fluxo de ensaios e conta com uma equipe técnica altamente qualificada de doutores e mestres em ciência dos alimentos e técnicos de laboratório para atender a demanda de ensaios.

> Micotoxinas e Contaminantes Alimentares
O núcleo de Micotoxinas e Contaminantes alimentares (LABMICO) realiza ensaios de detecção e quantificação de Aflatoxinas totais (B1, B2, G1, G2), Aflatoxina M1, Desoxinivalenol DON, Fumonisina, Ocratoxina e Zearalenona. Também oferece consultoria na área de micologia (fungos) e micotoxinas em alimentos e rações.

> Microbiologia
O Núcleo de Microbiologia de Alimentos(NUMICAL) realiza ensaios em águas, alimentos, meio-ambiente, produtos de higiene, entre outros, atendendo às necessidades dos nossos clientes e legislações pertinentes. Utiliza as referências bibliográficas dos principais órgãos mundiais relacionados à saúde (APHA, AOAC, EPA, Farmacopéias, ANVISA) e os mais modernos equipamentos para a detecção de patógenos como TEMPO® AC, VIDAS® e 3M™.

Realiza:
  • Identificação e quantificação de microrganismos, inclusive patógenos, em diversos tipos de amostras e materiais (águas para consumo, diálise, alimentos, cosméticos, matérias-primas, ostras, mexilhões etc.)
  • Avaliação higiênico-sanitária de produtos, matérias-primas e processos industriais.
  • Controle de endotoxinas (LAL) em água, fármacos e materiais em geral.
  • Controle de condições sanitárias para restaurantes, supermercados, farmácias de manipulação, lanchonetes, condomínios, escolas, hospitais, clínicas, farmácias, indústrias e outros
  • Controle de manipuladores de alimentos.
  • Controle microbiológico de ambientes
  • Teste de eficiência microbiana

> Microscopia
O Núcleo de Microscopia de Alimentos (NUMIC), realiza ensaios microscópicos em água, bebidas, alimentos de origem animal e vegetal e produtos correlatos, além de alimentos para animais (ração). Os ensaios são executados de acordo com metodologias da AOAC, Instituto Adolfo Lutz e outros métodos normalizados. São elaborados Certificados de Ensaio com ilustrações utilizando Fotomicrográfica, na identificação de materiais estranhos (macroscópicas e microscópicas) ou fraude.
Labcal 2021 - Todos os direitos reservados
Rod. Admar Gonzaga, 1346 | Itacorubi , Florianópolis-SC | CEP: 88034-001
Fones: (48) 3721-5391 / (48) 3334-2047